Bem-vindo!

Urianálise e parasitologia

1.    Por que preciso fazer abstinência para coletar o espermograma?
A abstinência é importante, pois impacta diretamente na qualidade da amostra a ser analisada. O período ideal de abstinência vai de dois a quatro dias. Para período menor que dois dias ocorrem alterações quantitativas, diminuindo o volume de esperma e o número de espermatozoides ejaculados; para período maior que quatro dias a vitalidade, morfologia e motilidade dos espermatozoides são afetadas.

2.    A forma pela qual é realizada a coleta de fezes para exames parasitológicos possui boa sensibilidade?
Sim. O sistema utilizado é sensível a todos os tipos de ovos, larvas, cistos e helmintos.
Vale lembrar que a ausência de parasitas na amostra de fezes não elimina a possibilidade da presença do mesmo no organismo, pois tal fator depende do ciclo biológico do parasita.

3.    Quando vou fazer um exame de urina, que cuidados devo tomar?

A coleta de urina para exames de rotina e cultura pode parecer simples, mas requer cuidados. O uso do frasco fornecido pelo laboratório e o respeito às orientações de coletas apresentadas é fundamental. A lavagem da região externa é de suma importância para eliminar contaminações bacterianas. Esta higiene externa deve ser feita imediatamente antes da coleta, com água e sabão em abundância. O primeiro jato urinário transporta células e secreções presentes na uretra e deverá ser desprezado. É fundamental respeitar também o tempo decorrido entre a coleta e a entrega do material informado pelo laboratório.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário!