Bem-vindo!

Dúvidas sobre Coleta

1.    Posso fazer exercícios físicos após a coleta de sangue?
É recomendável que não se pratique exercício físico por um período de uma hora após a realização do exame, inclusive que não se carregue bolsas, mochilas ou objetos pesados com o braço no qual a veia foi puncionada, dessa maneira hematomas são evitados.

2.    Como posso ter certeza que não há troca de amostras?
Todo material entregue ou coletado no Méthodos Laboratório é etiquetado na frente do cliente no momento do atendimento, a etiqueta possui um código de barras, que é único para cada cliente. Esse código de barras elimina qualquer possibilidade de troca de amostras, pois permite o monitoramento durante todo o processo, desde o recebimento até a entrega do resultado.

3.    Por que, às vezes, após a coleta de sangue o local da punção fica roxo?
Quando o local da punção fica roxo é porque formou-se um hematoma. Acontece pelo extravasamento de sangue para fora da veia. É causado porque houve pouco tempo de compressão no local da punção, também por veias finas ou com pressão interna elevada (bolsa e/ou peso); ou por uso de algum medicamento que altere a coagulação do sangue (por exemplo, aspirina).

4.    É normal o surgimento de hematomas (manchas roxas) após a coleta?
Mesmo que a coleta tenha ocorrido com todo cuidado (retirada fácil do sangue e curativo compressivo), pode ocorrer o hematoma e eventualmente um inchaço no local, indicando que houve acúmulo de sangue sob a pele.
Caso haja o surgimento do hematoma, existem procedimentos que podem ser realizados: na primeira hora após a punção colocar compressas de gelo a cada 10 minutos no local, com intervalos de descanso também de 10 minutos. Caso o hematoma persista, é recomendado realizar compressas de água quente depois de um período de 12 horas da punção, repetindo o procedimento até o desaparecimento.

5.    Posso tomar as medicações de uso rotineiro após a coleta de sangue?
Sim. Desde que seu médico não tenha feito nenhuma restrição.

6.    Beber água "quebra" o jejum?
Não. A ingestão de água suficiente para satisfazer a hidratação normal não significa que o jejum tenha sido quebrado. O excesso da ingestão de água interfere em alguns exames de urina.

7.    Se meu filho tem teste do pezinho e exame de sangue para colher, existe a necessidade de picar o pé da criança?
Não. A escolha é dos pais. Caso a criança tenha exame de sangue para colher, pode-se aproveitar para o teste do pezinho.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário!