Bem-vindo!

20 de out de 2017

Dia Mundial da Osteoporose




20 de outubro – Dia Mundial da Osteoporose.

A osteoporose é uma doença conhecida por atingir principalmente as pessoas idosas, sendo mais comum entre as mulheres, mas podendo acometer homens acima de 50 anos. É uma doença crônica progressiva, caracterizada por uma diminuição da massa óssea e rompimento da arquitetura óssea, o que compromete a força do osso e propicia fraturas.

Entre os fatores de risco para o desenvolvimento da osteoporose destacam-se: idade, sexo, índice de massa corporal, estilo de vida e história familiar.

As mulheres têm mais tendência à osteoporose que os homens porque os ossos são mais finos e mais leves e apresentam perda de cálcio acelerada durante a menopausa. O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres, ao entrarem na menopausa, e os homens, ao entrarem na andropausa, ou ao atingirem 60 anos, procurem um médico para avaliação.

Algumas medidas podem ser tomadas ao longo da vida para prevenir o desenvolvimento da osteoporose, como evitar sedentarismo realizando exercícios físicos, nem que seja uma leve caminhada diária, tomar sol por alguns minutos todas as manhãs, manter uma alimentação saudável e evitar atitudes que aceleram a perda da massa óssea, como exagerar em bebidas alcoólicas e fumar.


Previna-se da doença!