Bem-vindo!

5 de set de 2017

Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística



05 de setembro - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística

A Fibrose Cística, também conhecida como Mucoviscidose, é uma doença genética que afeta diretamente as glândulas exócrinas de diversos órgãos responsáveis pela produção de determinadas substâncias que auxiliam na manutenção e função do nosso organismo. Alguns dos maiores problemas enfrentados pelos portadores da doença são as frequentes infecções pulmonares e a desnutrição grave, causada pelo comprometimento no fígado e no pâncreas.


Geralmente os sintomas se manifestam logo nos primeiros anos de vida do portador e incluem: anormalidades no crescimento e no ganho de peso em crianças, tosse prolongada com secreção (algumas vezes com presença de sangue), dificuldade respiratória, infecções respiratórias recorrentes, evacuações anormais e outros decorrentes da alteração da absorção dos nutrientes de nossa dieta.

O diagnóstico laboratorial é feito por meio de exames específicos como:
- Teste do pezinho: permite fazer o diagnóstico precocemente
- Teste do suor: realizado sobre a superfície da pele com o intuito de dosar a quantidade de cloro no suor que, se alterado, indica a doença.
- Teste genético: permite identificar portadores de defeito no gene da Fibrose Cística em pessoas com história familiar e em pessoas com manifestações clínicas da doença.

O tratamento consiste em acompanhamento médico regular, suporte dietético, utilização de enzimas pancreáticas, suplementação vitamínica (vitaminas A, D, E, K), fisioterapia respiratória entre outras.

Porém, para que o tratamento seja eficaz, a Fibrose Cística precisa ser diagnosticada o mais rápido possível.