Bem-vindo!

29 de set de 2017

Dia Mundial do Coração



Dia 29 de setembro é comemorado o Dia Mundial do Coração.
A data serve para reforçar a importância e a necessidade de cuidar da saúde cardiovascular desde a infância, aprendendo a evitar o sedentarismo, obesidade, tabagismo e outros fatores que levam a problemas no coração.
A insuficiência cardíaca é uma doença debilitante e potencialmente fatal, em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para todo o corpo.
Esta doença ocorre muitas vezes devido a lesão do músculo cardíaco, que pode acontecer após um ataque cardíaco ou outra doença que afete o coração, ou devido a uma lesão continuada e mais gradual, como acontece no diabetes, hipertensão, doença arterial coronariana, colesterol elevado, consumo excessivo de álcool ou abuso de drogas.
Sintomas como cansaço, dificuldade em respirar (dispnéia), fadiga e retenção de líquidos podem surgir de forma súbita ou lentamente e agravar-se ao longo do tempo, com um impacto significativo na qualidade de vida. O risco de desenvolver insuficiência cardíaca aumenta com a idade e, em geral, tem tendência a ser mais freqüente nos homens do que nas mulheres.
Manter o coração saudável equivale a ter uma vida mais longa. Este é o dia perfeito para deixar de fumar, começar a fazer exercício físico e a alimentar-se melhor, entre outros hábitos saudáveis.
Confira algumas dicas e melhore a saúde do seu coração:
- Mantenha uma alimentação balanceada.
- Pratique exercícios físicos.
- Controle a pressão arterial, o colesterol e o diabetes.
- Não fume, modere o álcool e evite o excesso de sal.
- Use os medicamentos prescritos adequadamente.
- Vá ao cardiologista regularmente.
- Siga as orientações médicas.
- Cultive mais momentos de prazer.