Bem-vindo!

16 de out de 2013

Câncer de Mama: é bom saber...






O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo e o mais comum entre as mulheres. Cerca de 50.000 mulheres são diagnosticadas com câncer de mama anualmente no Brasil.

O câncer de mama tem altas chances de ser curado se for diagnosticado e tratado precocemente, contudo, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.

A mamografia é o melhor método de detecção precoce do câncer de mama podendo ou não ser complementada pela ultrassonografia mamária, a critério médico. O exame deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos de idade para as mulheres que não apresentam sintomas. Pacientes com histórico familiar de parente de 1º grau com câncer de mama antes dos 50 anos de idade deverão iniciar o rastreamento com mamografia por volta dos 35 anos de idade.

Sintomas que sejam suspeitos para câncer de mama deverão ser investigados assim que apareçam. Lei Federal 11.664/2008, garante às mulheres a partir de 40 anos a realização do exame de mamografia na rede do SUS.

O auto exame das mamas deve ser realizado todos os meses após o término da menstruação. Pacientes que não menstruam devem estipular uma data para se examinarem mensalmente.



Sintomas suspeitos


 - Nódulos endurecidos, com pouca mobilidade ou que apresentam crescimento progressivo
 -Abaulamentos e retrações das mamas e mamilos
 -Secreções unilaterais e espontâneas dos mamilos (sanguinolentas ou cristalinas)



Fatores de risco


 -Idade precoce da 1ª menstruação
 -Idade tardia da menopausa
 -Mulheres que não tiveram filhos ou que tiveram o primeiro filho depois dos 30 anos de idade
 - Uso de terapia de reposição hormonal
 -Idade
 - Histórico de radioterapia sobre o tórax
 - Mutações genéticas
 -Parentes diagnosticados com câncer de mama (principalmente os parentes de 1º grau e se diagnosticados antes dos 50 anos de idade)




Fatores protetores


 -Amamentação
 -Prática regular de atividade física
 -Alimentação saudável
 -Bom controle de peso corporal

PESQUISA DE SATISFAÇÃO

PESQUISA DE SATISFAÇÃO
Sua opinião é muito importante para nós, e ajudará a melhorar os nossos serviços